Nosso escritório entende a importância da privacidade e como sua relação entre os visuais é uma das principais preocupações em projetos. Partindo disso, trouxemos para os nossos leitores as estratégias que podem ser utilizadas para não existir conflito entre a valorização dos visuais e a necessidade de privacidade em determinados ambientes!
1. Smart Glass Uma estratégia que pode ser aplicada em qualquer cômodo. O smart glass é um tipo de vidro que pode ser controlado eletronicamente, permitindo que ele se torne transparente ou opaco de acordo com a necessidade de privacidade. Especialmente útil em banheiros, esteve presente em diversos projetos assinados pelo Espaço do Traço.
Nesse banheiro foi utilizado o smartglass para aproveitar a vista de uma floresta dos fundos, assim, os janelões do banheiro proporcionam uma experiência única e, ao mesmo tempo, privacidade — ligado através de uma corrente elétrica, o vidro pode ficar transparente e opaco
2. Vegetação nas fachadas
Outra das principais estratégias é a utilização de vegetação nas fachadas. Além de proporcionar sombra e reduzir a incidência direta de luz solar, a vegetação pode ser utilizada para criar uma barreira visual entre a casa e a rua, ou os vizinhos. Plantas trepadeiras ou treliças, por exemplo, podem ser cultivadas em paredes para criar uma espécie de “muro verde”, que permite a passagem de luz e ventilação, mas impede a visão de fora para dentro. Esse é um tema que discutimos anteriormente, e que você pode conferir clicando aqui.
Essa fachada traz em sua estrutura elementos naturais como pedras, madeira e parede verde passiva.
3. Brises A terceira estratégia também já passou pelo Espaço do Traço, os brises: elementos arquitetônicos que permitem a passagem de luz e ventilação, mas bloqueiam a visão. Podem ser usados em janelas, varandas e até mesmo em fachadas inteiras, criando uma espécie de “pele” que protege a casa do sol e da chuva, ao mesmo tempo em que mantém a privacidade.
Brises funcionam quase como uma persiana do lado de fora: além de ajudar a controlar a incidência dos raios solares nos ambientes, são uma ótima opção para garantir privacidade.
Vale mencionar que além dessas estratégias é importante pensar na ampliação visual dos espaços internos e na relação entre interno e externo. A ideia de criar espaços que permitam a integração com a paisagem externa, sem abrir mão da privacidade, deve ser priorizada. Isso pode ser feito por meio de grandes janelas, portas de correr e varandas integradas. O objetivo é criar uma sensação de continuidade entre o espaço interno e o externo, sem expor a casa a olhares indesejados. As soluções escolhidas devem ser eficazes para também garantir a segurança da casa.
Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de conferir nossas redes sociais!
Maíra Queiroz
Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Comments