De quase todo o interior da residência de 366 m², localizada em Rio do Sul (SC), é possível curtir o verde da vegetação do lado de fora, que decora e compõe o cenário de quem assiste TV no home theater, almoça na copa ou, até mesmo, relaxa na banheira da suíte master. Com conexão do interior e área externa prevalecendo no projeto, as arquitetas Vanessa Faller e Maíra Queiroz, do Espaço do Traço Arquitetura, garantiram uma casa ampla, ventilada e com uma incidência de luz natural marcada pelo aconchego.
Fotos: Lio Simas
Utilizando artifícios típicos do estilo contemporâneo de construir – como aberturas de vidro amplas e pergolados que percorrem a construção do interior ao exterior, transmitindo a sensação de espaços infinitos – as arquitetas colocaram a ideia de ambientes contínuos em prática.
Como um dos principais pedidos dos clientes era de que o fundo da residência fosse bem aproveitado, o pergolado ainda funcionou para conduzir naturalmente os olhares à parte de trás da casa, que concentra elementos importantes, como piscina e poltronas para descanso e socialização.
O bloco esquerdo, no segundo piso, abriga o home theater e possui acesso ao terraço, que direciona os olhares aos fundos da casa.
No primeiro piso, copa, living e espaço gourmet são integrados à área da piscina a partir das grandes portas de vidro. A ideia é a de que a família possa descansar ou realizar refeições sempre em contato com a natureza e com o ar fresco vindo da vegetação. Já a piscina é dividida em duas partes: enquanto a maior foi projetada de forma tradicional, a segunda, localizada abaixo do pergolado de concreto, funciona como uma jacuzzi, que pode ser aquecida sempre que desejar.
No living, o forro de madeira aquece e dá aconchego aos interiores. Integração com a varanda e incidência de luz natural e de ventilação também são destaques aqui.
A integração de ambientes também é destaque no banheiro da suíte master, no segundo piso.
A preocupação dos proprietários por materiais de manutenção fácil é vista já na fachada: o pergolado, por exemplo, remete à madeira, mas é revestido por placas de fórmica para área externa; a funcionalidade também entrou em jogo com o piso na área da piscina, da Ceusa, que faz referência à pedra de basalto, mas que se diferencia pela praticidade na hora da limpeza.
Comments