top of page
site3324

Qual a diferença entre o piso vinílico e o piso laminado?

Se você procura por um tipo de piso que seja rápido para instalar e fácil de limpar, pode optar tanto pelo vinílico quanto pelo laminado. Mas então quais são as diferenças entre eles? Confira abaixo e descubra qual é o mais indicado para sua casa:

1 – Materiais de fabricação

O piso vinílico é fabricado com cloreto de vinila, o PVC. Pode ser comprado em placas, réguas ou mantas. Já o piso laminado é composto por camadas feitas com materiais derivados da madeira. Ele é vendido em réguas.


Piso vinílico / Fotos: Lio Simas

2 – Instalação

Os dois pisos são fáceis e rápidos de instalar. No caso do vinílico, é preciso que o contrapiso esteja seco, limpo e bem nivelado. O laminado também exige essas condições, mas aceita mais variações no nivelamento. Os laminados clicados são instalados por meio de um sistema de encaixe e os laminados colados são fixados com uma cola. Para saber a diferença dos dois modelos, você pode acessar este post.


Piso laminado

3 – Acústica

O piso vinílico tem um isolamento acústico melhor, ou seja, ele abafa o ruídos dos sapatos. Já o laminado, a propagação do som ocorre facilmente. Indico sempre cobrir o contrapiso com uma manta acústica, já que evita o barulho dos passos. Além disso, ela é nivelante e protege um pouco da umidade, sendo recomendada inclusive para outros pisos.


Piso vinílico

4 – Conforto térmico

Para quem procura conforto térmico, o indicado é o piso vinílico. Ele ajuda a conservar a temperatura dos cômodos.


Piso vinílico

5 – Resistência a fatores externos

O vinílico é resistente a manchas e a proliferação de bactérias. No entanto, risca mais facilmente e pode desbotar se exposto ao sol. O laminado oferece resistência a risco e abrasão, mas pode deformar quando fica em contato com sol intenso. Em janelas onde há maior exposição de luz natural, acho interessante instalar cortinas ou persianas para proteger melhor o piso.


Piso laminado

6 – Tolerância à água

O vinílico é muito mais resistência à água, podendo até ser usado em lavabos e áreas de serviço. Porém, para que o piso não estrague, é preciso que ele seja retirado, secado e, então, recolocado. Essa alternativa não existe no laminado, já que estufa facilmente, correndo o risco de perder o material. Sendo assim, evite usá-lo em cômodos externos ou que sejam muito expostos a molhaduras.


Piso vinílico

7 – Aparência

O piso laminado possui uma aparência mais próxima da madeira. Ele parece menos artificial do que o vinílico.


Piso laminado

8 – Limpeza

Como ambos são sensíveis à água, é preciso ter alguns cuidados na hora da faxina. Para limpar pisos vinílicos, use uma vassoura ou aspirador de pó. Em casos de manchas, você pode usar um pano úmido com detergente. O laminado também deve ser limpo com vassoura ou aspirador de pó. Como ele é menos resistente à água, tome cuidado. Se houver alguma mancha, use pequenas quantidades de água com detergente.


Piso laminado

9 – Onde devem ser usados

O vinílico deve ser usado em áreas internas que não recebem muito sol. Como ele é antialérgico, é recomendado para quartos de criança. O laminado segue a mesma regra: ambientes internos e secos, com temperaturas amenas. Normalmente, reveste salas e quartos.


Piso vinílico

Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Leia também:

Comments


bottom of page