Dizem que a impressão inicial é a que fica. Se isso é verdade, então a máxima também vale para o décor: nos interiores, o primeiro ambiente visto pelos convidados costuma ser o hall de entrada, por isso, ele precisa ser tão surpreendente quanto o resto da casa. Como as opções de móveis, cores e objetos para inserir são várias, hoje vou te dar algumas dicas para criar um hall para ninguém botar defeito! Afinal, nada melhor que dar boas vindas com um espaço agradável e convidativo, né?
1- Não é preciso muito
Em termos estéticos, um aparador aliado a complementos – como plantas, quadros e espelhos – costuma dar conta do recado. Como normalmente o hall de entrada é um ambiente pequeno, nem é legal pesar muito mesmo. Uma dica para evitar excessos é planejar a decoração nos mínimos detalhes: pense em elementos que conversem entre si, mas não esqueça de criar uma composição coerente com o restante da casa, afinal, precisamos largar a ideia de que o hall é um cômodo à parte da residência. 😉
Fotos: Lio Simas
2- Defina o estilo
Ao escolher um conceito para o hall, você delimita suas opções, deixando o processo de criação mais fácil e objetivo. Como falei acima, é melhor que o estilo não destoe dos outros ambientes da casa – caso contrário, a composição ficará “solta”, afetando aquela sensação aconchegante de unidade.
O hall ao estilo clássico deste apartamento em Rio do Sul acompanha as matizes claras dos outros cômodos.
3- Crie um clima acolhedor
O hall de entrada é um dos principais ambientes de contato com as visitas, por isso, precisa ser agradável, com aspecto vivo e aconchegante. Uma iluminação adequada, plantas em locais pontuais e bons objetos de decoração geralmente garantem resultados bacanas.
Na foto acima, temos um espaço onde a composição com poltronas na vibe black and white, tapete de zebra e adega no vão da escada revela um ambiente ousado sem parecer pesado aos olhos de quem passa. A residência, marcada por uma releitura contemporânea do estilo clássico, tem tudo a ver com o padrão do hall de entrada, que aparece nessa mesma onda.
4- Elementos funcionais
Como o hall fica perto da porta que dá acesso à casa, é o melhor lugar para guardar chaves e correspondências. Por isso, invista em chaveiros, cabideiros, chapelaria e aparadores, itens que aumentam o grau de funcionalidade do espaço e otimizam nossa vida corrida – afinal, o que é pior do que sair apressado e esquecer onde deixou as chaves, né?
Chapeleira antiga foi a aposta nesta residência em Florianópolis (SC).
Vale lembrar que, além de conferir praticidade ao dia a dia, existem muitos componentes arrojados que transportam o décor a outros níveis de estética.
Kit com cabideiro e espelho de desenho exclusivo Espaço do Traço, em parceria com a MV Móveis.
Espelhos também são itens funcionais com alto valor decorativo. Ao mesmo tempo em que promovem elegância ao ambiente onde estão inseridos, garantem sensação de amplitude logo ao colocar os pés na casa.
Espelho ampliou o hall de entrada deste apartamento em Florianópolis, garantindo ares de sofisticação e aconchego.
Pegou as dicas de composição do hall de entrada? Agora, você pode ler sobre como decorar varandas.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Comments