1 – Terraço com jacuzzi
Nesse terraço de 100m² de um apartamento em Rio do Sul (SC), a jacuzzi ocupa o lugar de destaque. Ela foi projetada no deque de madeira, em um nível mais alto, fazendo com que seja possível observar a linda vista da cidade. Para garantir a segurança, o guarda-corpo foi aumentado, atendendo o mínimo de 1,1m que é exigido pelos bombeiros. Mas preferimos projetá-lo em vidro, assim a vista não é prejudicada.
Fotos: Lio Simas
Ao lado do deque, utilizamos um porcelanato que imita madeira, já que ele é mais prático de manter. Como o prédio tem uma curvatura, o desenho do piso acompanha esse formato. Outro elemento interessante no projeto é o ripado no gesso do teto que emoldura a área interna e integra-a com a externa.
O mobiliário foi escolhido devido à resistência dos materiais e também para trazer conforto ao ambiente. Para manter o terraço iluminado à noite, colocamos luminárias ao longo de todo o guarda-corpo.
2 – Varanda super integrada
Esta varanda se estende por toda a fachada principal da casa, integrando-se à parte interna. As grandes aberturas e uso do mesmo piso nos dois espaços contribuem para tornar o interior e o exterior mais conectados.
O pergolado ripado de madeira pode ser aberto ou fechado para controlar a luminosidade, já a cobertura de vidro impede que chova na varanda. A madeira foi escolhida por trazer aconchego e conforto ao ambiente.
A iluminação de sobrepor foi utilizada para iluminar a área à noite. Ela precisa ser planejada durante a etapa de projeto junto à estrutura do pergolado.
3 – Área externa com gramado
Este ambiente é mais simples do que os anteriores, mas muito aconchegante! O gramado e a paisagem trazem tranquilidade para a residência em Rio do Sul. Utilizamos um sistema de abertura total da porta-janela atrás da varanda para integrar os ambientes interno e externo.
O revestimento escolhido foi o petit-pavé, muito usado em áreas externas. Também colocamos esse material em detalhes da fachada frontal e na área da garagem. Com isso, conseguimos harmonizar toda a construção.
A varanda está um em nível mais alto do que o terreno para criar uma hierarquia entre os espaços e facilitar o escoamento de água.
4 – Madeira para trazer aconchego
Nesta varanda, optamos por explorar a madeira, que traz aconchego para o ambiente. Fizemos um pergolado com placas de ripas que podem ficar abertas ou fechadas. Já a mesa de centro foi construída com um tronco encontrado no sítio dos proprietários da casa.
A vegetação, que traz leveza e frescor para o ambiente, foi pensada na etapa do projeto. Assim, conseguimos projetar uma estrutura interna para sustentar a trepadeira e compor com o pergolado. As cores escuras das esquadrias foram escolhidas devido à harmonia com os elementos em madeira.
Em relação ao mobiliário, preferimos utilizar cadeiras despojadas e bancos de jardim feitos com cerâmica vietnamita. A jacuzzi foi disposta no interior da casa, mas também fica integrada à varanda por meio das grandes esquadrias.
5 – Cores em destaque
Como utilizamos madeira e vidro na concepção da fachada da casa, a varanda seguiu essa tendência. A residência em Florianópolis tem um deque de madeira, por ser um material mais confortável e que esquenta menos do que o plástico, por exemplo.
O destaque, tanto no interior quanto na varanda, são as cores dos objetos. Na parte externa, as cadeiras em azul se sobressaem em meio aos tons amadeirados. Para harmonizar, utilizamos a cadeira à direita feita de junco, uma fibra muito resistente.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments