1 – Monte um cronograma
Se você vai realizar uma reforma na sua casa, o primeiro passo é fazer um cronograma de obras. Nele, é importante delimitar quanto tempo vai durar cada etapa e planejar os dias que cada profissional – montadores de móveis, pedreiros, eletricistas, pintores e outros – terá para executar sua parte do projeto.
Cozinha, living e área de serviço foram repaginados neste projeto do Espaço do Traço / Fotos: Lio Simas
2 – Planeje com antecedência
Lembre-se que a reforma deve começar muito antes de você precisar que a casa esteja pronta! Por exemplo, se você quiser uma piscina para o verão, o ideal é começar a planejar ainda no inverno e já montar seu cronograma.
3 – Peça autorização
Antes de iniciar, veja se sua obra precisa de autorização da prefeitura. Geralmente, reformas em que há aumento da área construída precisam de licença, mas a legislação varia em cada cidade. Em Florianópolis, por exemplo, não é preciso autorização da prefeitura para troca de telhas, calhas e tubulações, conserto de coberturas, substituição de pisos e esquadrias, entre outros. No entanto, em todos esse casos é necessário ter um profissional responsável, como um arquiteto ou um engenheiro, para assinar a obra.
No caso de apartamentos, é obrigatório contratar o profissional para qualquer reforma porque ele precisa fazer um plano de obra. Esse documento é entregue ao síndico para análise e, a partir dele, o condomínio decide se a reforma será autorizada ou não.
Living de residência em Rio do Sul (SC) ganhou mais iluminação e tons amadeirados
4 – Agende os serviços
Assim que tiver a autorização (se precisar), agende os serviços que geram sujeira para o início da reforma, como colocação de gesso, alvenaria e reformas hidráulicas. Já os trabalhos que são de acabamento, como colocação de pisos, pintura e decoração devem ficar por último.
Apartamento em Jurerê, Florianópolis, foi reformado para alugar
5 – Confira a legislação do seu condomínio
Se você mora em um condomínio, é importante considerar a legislação do edifício quando for fazer seu cronograma. A Lei Federal diz que é permitido barulho até às 22h, mas alguns prédios têm regras com horários reduzidos. Para evitar multas e estresse com os vizinhos, programe as etapas que exigem quebra-quebra dentro dos horários permitidos.
Banheiro reformado pelo Espaço do Traço em casa de Florianópolis
6 – Desocupe os ambientes
E não se esqueça de, na hora da reforma, desocupar os ambientes em que os profissionais irão trabalhar. Tire todos os objetos de decoração e, se possível, os móveis. Cubra com plástico aqueles que não puderem ser retirados, para evitar acúmulo de poeira.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments