Você sabe que é possível comprar um apartamento na planta? Essa modalidade chama grande atenção pelo seu baixo custo e a grande possibilidade de valorização do imóvel.
Porém, comprar um imóvel que ainda está sendo construído significa financiar parte do empreendimento junto a uma construtora e, por isso, certos riscos podem acabar dando dores de cabeça durante o processo. Mas fique tranquilo! Há alguns procedimentos que você pode fazer para minimizar o estresse, e iremos te contar quais são. 😉
1- Verifique toda a documentação
O primeiro passo para fechar qualquer negócio é ver e rever toda a documentação. É importante analisar a tolerância de atraso, consequências em caso de desistência, multas para descumprimento de cláusulas, conserto de defeitos, garantia de serviços, entre outros direitos e deveres do contratante.
Além disso, antes de assinar o contrato, não desconsidere as taxas, impostos e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), pois essas questões podem aumentar os custos da sua compra e as parcelas a longo prazo. Se esse for um assunto distante ou complicado para você, contrate um profissional da área para te auxiliar!
2- Analise a planta
Estude o projeto! Faça questão de analisar as plantas do apartamento, sem esquecer dos sistemas elétrico, hidráulico, hidrossanitário e verificar a incidência de sol no imóvel.
É importante ter em mente exatamente o que você contratou para depois fazer a comparação entre o que foi prometido e o que foi entregue.
3- Se possível, contrate um arquiteto
Um arquiteto qualificado pode ser um ótimo consultor, avaliando a planta existente e sanando dúvidas a respeito do projeto. Toda a experiência de um arquiteto servirá para avaliar a distribuição da planta, da distribuição dos pontos e toda a projeção do seu futuro lar.
4- Certifique-se que conhece a construtora
Para ter certeza de que está entrando em um negócio seguro, é importante conhecer e analisar o histórico da construtora. Visitar obras anteriores e entrar em contato com antigos clientes é uma boa sacada para ter certeza da qualidade do serviço.
5- Não esqueça do entorno
Fique ligado em fatores como segurança, o barulho e o estilo de vida dos vizinhos. Veja se nas proximidades existem mercados, padarias, farmácias e outros comércios que você possa precisar.
Por fim, acompanhe de perto a obra e curta o novo imóvel!
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Σχόλια