Você sabia que no Brasil, cerca de 13% da população está acima dos 60 anos? Esse percentual ainda tende a dobrar nas próximas décadas, segundo uma pesquisa divulgada em 2018 pelo IBGE. Assim, para garantir que esta faixa etária possa viver com qualidade, bem-estar e máximo conforto há certas escolhas que podem ser feitas na hora do pensar o seu projeto. 👇🏼
1- Priorizar casas térreas
A gente sabe que subir e descer escadas pode ser um inconveniente na rotina do idoso, certo? Quando a mobilidade fica restrita, cômodos de fácil acesso e circulação acabam facilitando o dia a dia dos moradores. Sem precisar se preocupar com degraus e guarda-corpos reforçados, casas térreas são mais práticas e até mesmo seguras.
É importante levar em consideração os desníveis dos ambientes internos também! Mesmo um ou dois degraus devem ser revestidos com materiais antiderrapantes, evitando possíveis acidentes.
2 – Cadeiras aconchegantes e espaços para relaxar
Um grupo de arquitetos e designers de Singapura desenvolveu um catálogo com dicas de acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência. Segundo o catálogo, é importante prestarmos atenção na hora de adquirir cadeiras e assentos, para serem o mais confortável e de melhor qualidade possível.
Além disso, criar um espaço para relaxar como SPAS e jacuzzis são ótimos aliados na rotina dos idosos, que contam com tempo livre ao longo do dia -e merecem um cantinho zen-.
3- Ambientes amplos e integrados
Áreas integradas são grandes aliadas quando o assunto é praticidade e facilidade de acesso. Além disso, a grande circulação de luz é outro benefício em apostar em ambientes integrados, já que a luz natural consegue chegar facilmente nos cômodos, pois não há paredes para servirem de barreira.
Além disso, ambientes integrados também permitem um maior contato com a natureza (em casos de ambientes internos com externos) e aumentam o convívio social!
4- Não esqueça do banheiro!
Os banheiros precisam ter uma atenção a mais nos projetos para pessoas idosas. Por serem espaços úmidos, é importante instalar barras de apoio em aço inoxidável e, se necessário, também deixar um banco a disposição no cômodo.
Escolher um piso antiderrapante também são essenciais na hora de pensar a composição do ambiente!
5- Tecnologias que ajudam
Para os amantes de cozinhas, adquirir eletrodomésticos com timer são um ótimo lembrete na hora de preparar a comida. Além disso, uma boa sacada é adicionar um sensor de presença embaixo da cama, para que cada vez que o morador levantar, uma luz acenda e ilumine o ambiente.
6- Mobiliário e peças do décor
Se puder, evite tapetes e outros objetos pelo chão! Assim, não há riscos do idoso tropeçar e cair por causa do elemento. Pense também na disposição dos móveis e evite itens que fique no caminho, pois é fácil acontecer acidentes nestes casos.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia mais:
Comments