top of page
site3324

Como escolher a piscina ideal

Quem nos segue há muito tempo já percebeu como amamos investir cuidadosamente nos revestimentos e acabamentos das piscinas que planejamos, por isso, hoje vamos te levar para o universo das piscinas e explicar tudo que você precisa saber sobre sua piscina ideal. Vamos lá?

Todos os projetos que envolvem piscinas começam pelo tamanho da área, nesse primeiro contato vamos identificar qual é o tamanho ideal e consequentemente a profundidade que o terreno suporta! – em geral, quanto maior a piscina, maior a profundidade – mas, atenção, sempre contrate uma pessoa especializada para não ocorrer aqueles contratempos. 

Terreno medido, podemos começar a falar sobre os estilos de bordas que podem fazer você se interessar, como, por exemplo: dente em balanço, inclinada com ralo oculto e borda infinita e as categorias de revestimento como, por exemplo: pedra natural, porcelanato e vinil. Antes que pareça difícil identificar cada uma dessas variações, vamos deixar aqui imagens para você entender melhor como cada piscina se comporta na área escolhida!

Ah! Antes que esqueçamos, em geral o ideal é ter entre 1,30 m e 1,40 m de profundidade para piscinas sem raia na parte mais funda da piscina, visto que é o suficiente para a prática da natação. Já a parte mais rasa, indicada para as crianças e relaxamento dos adultos pode ter entre 0,40 e 0,50 metros.

Tendência: piscina com prainha


A prainha é aquele espaço mais raso, tanto para os pequenos que podem aproveitar o espaço para brincarem dentro d’água quanto para os adultos que querem apenas relaxar e curtir o sol. A média padrão é que a prainha tenha de 30 cm a 35 cm de profundidade. Por estar na parte mais rasa, onde todos vão utilizar, vale a pena investir em revestimentos antiderrapantes para evitar possíveis acidentes.

O design das prainhas são bem diferenciados e não precisam seguir um padrão. Tudo vai depender da sua personalidade, das suas preferências e com certeza o seu estilo. Muitos modelos podem ser iguais a uma praia, como, por exemplo: colocar coqueiros em alguns pontos, utilizar areia, e ousar nas formas assimétricas similares às ondas que retornam da costa de volta para o mar.

Porém, tem aqueles que agregam valor pelo décor ousado, utilizando espreguiçadeiras de fibra sintética em tons nada óbvios a implementação de muita arborização, dessa maneira, a área externa se destaca pela vibe praiana. Além de agregar valor ao visual, uma piscina com prainha entrega todo um charme especial à área externa, já que a própria coloração diferente da água, devido à diferença de profundidade, já cria um diferencial estético.

Independentemente do seu estilo, com certeza para sua prainha ganhar ainda mais imponência, jamais esqueça da chaise longue (espreguiçadeira e/ou cadeira alongada). Atualmente temos diversos modelos em diversos materiais, mas como estamos falando de piscinas, vale investir apenas nas de fibra sintética! 

Dica dada, a chaise longue é um verdadeiro convite ao relaxamento e você pode optar pela cor que mais te agradar, tudo para te proporcionar a melhor experiência em casa. Se optar por colocá-las dentro da prainha, use as mais baixas, assim, você ficará conectado com a água e sem necessariamente ficar molhado. Se optar pelas chaise longue mais altas, deixe-as no contorno da prainha, assim, evita ocupar muito espaço e facilita a entrada e a saída da piscina.

Quanto devo investir?

A resposta vai depender muito se levarmos em consideração seu terreno e qual o estilo de piscina ideal para você. Pode ser luxuosa, clean com ou sem prainha, tudo depende. Por isso, converse bem com seu arquiteto e veja as melhores formas de investir com qualidade sem se arrepender mais tarde.


Vanessa 3

Vanessa Faller

Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Gostou de aprender sobre os estilos de piscinas? Abaixo você pode conferir mais dicas EDT! 4 piscinas do Espaço do Traço para aproveitar o verão

Comments


bottom of page