O banheiro é um dos espaços mais íntimos e pessoais de uma casa, por isso, precisamos ter um cuidado especial na hora de planejá-lo. Escolher o box correto é uma etapa fundamental para que todo o ambiente transpareça o estilo dos proprietários. Como existe uma infinidade de modelos no mercado, vou te dar uma mãozinha com algumas dicas!
Fotos: Lio Simas
1. Leve em consideração o espaço
Se seu banheiro é pequeno, o ideal é investir em um box com portas de vidro de correr. Como elas não têm ângulo de abertura, são boas opções para otimizar o espaço. Para acomodar uma pessoa de forma confortável, é aconselhado que o box tenha um tamanho de pelo menos 0,80 cm x 0,80cm, embora medidas mínimas de 100cm x 0,90cm sejam ainda melhores.
Neste banheiro, portas de vidro de correr e espelhos foram recursos utilizados para aumentar a sensação de espaço.
O box de canto é conhecido por seu formato em “L”, sendo ideal para banheiros de tamanho médio. Como as portas formam um ângulo de 90 graus, temos a presença de duas aberturas para passagem, garantindo uma melhor exploração do espaço.
Aproveite para inovar caso tenha um local amplo. Neste banheiro, o ambiente permitiu que uma banheira fosse adicionada logo após o box, resultando em um décor cheio de sofisticação.
2. Atente para os diferentes tipos de portas
Para escolher o tipo de porta ideal, precisamos levar em consideração o gosto dos moradores e os valores do produtos. As portas de correr simples, por exemplo, são as mais utilizadas, pois são bonitas e economicamente mais acessíveis. Além disso, ocupam uma área pequena, liberando mais espaço para a circulação de pessoas.
Agora, se é luxuosidade e elegância que você quer, se jogue nas portas com roldanas aparentes! Embora sejam mais caras, elas agregam valor no décor e garantem funcionalidade e versatilidade ao projeto, pois possuem fácil manuseio e limpeza e podem ser aplicadas em boxes tanto de frente como de canto.
Este box com roldanas aparentes se diferencia por formar um “L”.
Se você desejar sair do tradicional, uma possibilidade que costuma funcionar muito bem são as portas de giro. Mas fique atento: como elas abrem e fecham em torno de um eixo vertical, através de dobradiças ou articulações, é necessário medir bem a área livre do banheiro. O indicado é que esse espaço tenha, pelo menos, 20 cm a mais que o tamanho da porta.
Para separar os ambientes, foi construída uma parede que se conecta com a porta de giro, quando fechada.
3. Pense no material utilizado
Para compor o box, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aconselha o uso de vidro temperado, pois possui algumas vantagens em relação a outros materiais: pode ter a placa furada, apresenta resistência cinco vezes maior do que o vidro laminado, além de dispensar o uso de caixilhos. Isso acontece porque, em seu processo de fabricação, o vidro é aquecido a altas temperaturas e depois resfriado rapidamente.
4. Garanta funcionalidade sem deixar de lado o estilo
Aposte em películas se você deseja mais privacidade ou, simplesmente, quer um resultado diferente no decór. Em casos onde o banheiro social é utilizado como lavabo, a instalação de películas espelhadas é uma boa pedida, pois o chuveiro passa a ficar oculto, oferecendo dupla função ao ambiente: a de lavabo e de banheiro com chuveiro.
Vale lembrar que se houver uma janela na parte interna do box, é necessário que seja inserida uma película opaca por trás da espelhada. Dessa forma, ela consegue vedar a luz de fora, permitindo o funcionamento do espelho.
Um bom modo de expressar irreverência e evidenciar a personalidade dos proprietários é adicionando películas com impressões às portas. Neste ambiente, a plotagem de um pensador garantiu originalidade ao espaço, resultando num décor bem bacana:
Perceba que, nesses projetos, o box segue a tendência atual de ser fechado até em cima. Essa é uma possibilidade interessante quando não há janelas em sua parte interna, pois impede que o vapor de água transite até a àrea do banheiro, embaçando os espelhos.
Agora que você já sabe qual o seu box ideal, aproveite para conferir 6 tendências para banheiros e lavabos.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também: Corian: tendência para acabamentos e bancadas Como usar espelhos na decoração Lavabo na CASACOR SC se destaca por ser um espaço dedicado à reflexão
Comments