Você já notou que, com o início da pandemia e o isolamento social, as pessoas começaram a se interessar ainda mais por plantas? Independentemente se você mora em apartamento ou casa, cultivar um jardim pode trazer muitos benefícios, como a melhora da qualidade do ar, conforto térmico, e até mesmo diminuição do estresse! Vem conosco aprender algumas dicas para plantar e cuidar do seu jardim.
Foto: Lio Simas
1. Escolha o tipo de jardim mais indicado para a sua residência
Os famosos jardins externos não são a única opção que existe. Para decidir o melhor modelo, leve em consideração a arquitetura do local, o espaço acessível, a disponibilidade de manutenção e a harmonia com o estilo dos cômodos da sua casa. Se não há área externa a ser explorada, por exemplo, você pode optar por um jardim de inverno, que não necessariamente precisa de ar livre.
Projeto: Espaço do Traço
2. Aproveite o espaço vertical
Essa dica é para aqueles que possuem um espaço limitado e ainda assim não abrem mão do verde no ambiente. Saia do usual modelo fixo no chão e utilize a criatividade para compor um jardim vertical. As possibilidades são muitas, com o auxílio de estruturas ou suportes, você consegue facilmente montar seu jardim moderno. Plantas trepadeiras e samambaias são muito populares nesse modelo. Já conversamos anteriormente sobre isso, saiba mais clicando aqui.
3. Monte canteiros específicos
Assim como no caso dos jardins verticais que necessitam de uma estrutura própria, os jardins tradicionais precisam ter o seu cantinho específico, por isso, defina e monte canteiros para as suas plantas. Jardins com canteiros são visualmente mais agradáveis e delicados que os jardins secos. Você pode mesclar diferentes espécies e inserir flores, assim como também utilizar pedras e vasos para adornar o local e tornar a decoração cheia de cor e personalidade.
4. Considere a harmonia entre o jardim e o mobiliário
Para desfrutar do contato direto com a natureza, as peças imobiliárias podem ser agregadas ao jardim. Essa é uma ótima alternativa para aqueles que gostam de admirar a paisagem, receber visitas ou relaxar um pouco lendo um bom livro. Mas é importante observar que, quando se trata de um ambiente externo ou que pode ter contato com água, o material da mobília deve ser resistente e de fácil manutenção.
5. Dê personalidade ao local!
Invista em detalhes que vão tornar esse espaço único e especial. Não tenha medo de usar a criatividade e o bom gosto para realçar a beleza do seu jardim. No projeto abaixo, por exemplo, um espelho d’água com pedras ao redor foi inserido para complementar perfeitamente o aspecto natural do espaço externo. O interessante é que você escolha itens que se relacionem com a proposta do décor do seu lar e que agreguem a sua personalidade ao ambiente.
6. Planeje e considere outros acréscimos necessários
Pense na praticidade do seu dia a dia e considere fatores como a acessibilidade em jardins externos, por exemplo. Criar passagens e caminhos por entre o jardim é uma boa opção para transitar entre zonas, você pode fazer isso com materiais como madeira, pedras ou ladrilhos.
Agora é só colocar a mão na massa e esperar o seu jardim florescer! Se você gostou desse conteúdo, talvez se interesse em saber mais sobre como compor o ambiente com plantas, clique aqui para ler.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também
Comentarios