top of page
site3324

Maximalismo: ousadia em doses certas

Carnaval é sinônimo de alegria, muitas cores, variações de texturas e, claro, diversidade! Porém, não é só na maior festa brasileira onde encontramos essas características, o maximalismo cumpre plenamente esse papel. Na contramão do minimalismo, esse estilo se destaca por ser ousado e dar vida ao termo “quanto mais, melhor”! 

Ambientes bem iluminados e um cenário de filme hollywoodiano. As cores vibrantes são marca registrada do maximalismo, que unida com os móveis escuros, deixam o ambiente contemporâneo com muita elegância. Foto: Lio Simas


Impulsionado pelo arquiteto Robert Venturi na década de 60, o maximalismo é um estilo de arquitetura e decoração que propõe a variação de estilos, estampas e cores suntuosas. Como o próprio Robert Venturi declarou na época, “menos é chato” e, sem medo de ousar, o maximalismo fica incrível na quantia certa.

Além de misturar estampas, também há a possibilidade de mesclar artigos de diferentes estilos e épocas. Fonte: Casa Vogue


É importante lembrar que o maximalismo não significa “desorganização” ou “mistura” e que pode ser belo, elegante e principalmente harmonioso. Esse estilo é o ideal para quem não curte um décor simples e clean ou para quem quer optar por novas tendências. 

O tapete estampado é uma ótima alternativa para ousar! Quadros grandes, artigos de decoração com plantas e texturas alternadas: a beleza protagoniza este style. Foto: Lio Simas


Se você não curte paredes extravagantes e cores vibrantes, uma opção é apostar em artigos de decoração contrastantes. Se a neutralidade reinar em um ambiente, uma alternativa é apostar em artigos de decoração para dar mais vida ao local. 

Esse projeto é um exemplo disso, com o roxo contrastando as paredes e o painel na cor branco. Foto: Lio Simas


Nesse quarto de hóspedes, o tecido Morhange amarelo envelopa as paredes. Fonte: Casa Vogue/Foto: Björn Wallander


O maximalismo é um dos queridinhos de 2020 e merece uma chance para brilhar! E aí, nos conte o que achou dessa tendência, você já o conhecia? 

Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Leia também:

Comments


bottom of page