Um dos materiais preferidos dos arquitetos é a madeira, por causa da versatilidade e das propriedades estéticas. Ela traz conforto, aconchego e proximidade com a natureza. Suas texturas e cores geram bem-estar e combinam bem com uma variedade de elementos. Além disso, melhora o isolamento acústico e térmico.
Recomendo utilizar somente madeira tratada, para evitar problemas com cupins e fungos. Minha sugestão é escolher madeiras de demolição, que são madeiras nobres reaproveitadas de obras demolidas e, por isso, tornam-se uma opção mais sustentável.
Procure móveis que tenham o selo de madeira certificada. Isso significa que durante a produção da matéria-prima foram respeitados critérios que garantem que a floresta é manejada da maneira correta.
Veja algumas opções de onde usar a madeira nos projetos arquitetônicos e de interiores:
1 – Pergolado
A madeira em pergolados cria um clima agradável nas varandas. Pode ser utilizada para sustentar trepadeiras, como acontece neste projeto:
Fotos: Lio Simas
As placas de ripa são práticas: deslizam para facilitar a cobertura do local.
2 – Painéis
Os painéis de madeira deixam os ambientes mais charmosos e agradáveis. Eles podem compor diferentes estilos, como rústico, moderno ou vintage.
3 – Detalhes nas fachadas
A madeira em detalhes na fachada deixa a casa mais aconchegante! Um exemplo disso é o uso de brises, característicos de uma arquitetura modernista. Além do valor estético, eles diminuem a incidência de sol dentro de casa.
A madeira rústica é o grande destaque desta porta pivotante que marca a entrada desta residência.
4 – Móveis externos
Para móveis externos, use madeiras resistentes a condições climáticas e que não se desgastem muito com o tempo. Algumas sugestões são ipê, jatobá e maçaranduba. Outra alternativa é usar a madeira cumaru, que tem uma durabilidade superior a 12 anos e, por isso, é indicada até para a construção de decks. A madeira Teka também é conhecida por ser bem durável e é usada em móveis como cadeiras externas.
5 – Detalhes nos interiores
A madeira pode ser usada em detalhes no ambiente para tornar o espaço mais aconchegante e harmônico. Neste living, as ripas de madeira no forro foram aliadas ao gesso, acompanhando o painel da televisão e compondo uma linguagem mais rústica.
6 – Escadas
A madeira também pode ser utilizada como destaque em escadas. Nesta residência, a escada mista de madeira e concreto é o destaque do hall de entrada.
Neste outro projeto, a madeira itaúba foi utilizada em um dos degraus da escada, contrastando com o concreto aparente. O degrau se estende até se tornar um aparador, aproveitando muito bem o espaço embaixo da escada.
7 – Pisos de madeira
Existem vários tipos de pisos de madeira no mercado. Os mais conhecidos são os assoalhos — tábuas de madeira maciça que possuem comprimentos aleatórios — e os tacos — tábuas com medidas padronizadas. Mas a novidade é o piso pronto. Ele vem envernizado de fábrica, fazendo com que seja mais fácil de instalar e dure mais tempo.
8 – Alternativas
Caso você não queira utilizar madeira, mas esteja procurando materiais que tragam o mesmo efeito estético, existem algumas alternativas. Por exemplo, na estante e na coluna utilizamos um MDF que imita o padrão de madeira.
No piso, é possível utilizar porcelanato ou piso vinílico — como no quarto abaixo — que se assemelham à madeira e são mais fáceis de manter.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments