Todo fã de jogos eletrônicos sonha em ter um cantinho especial para os momentos de lazer. Além dos jogos, o ambiente também pode trazer referências de filmes, séries, desenhos animados e personagens preferidos. Sendo assim, iremos falar um pouquinho mais sobre como montar um quarto gamer.
O primeiro ponto a ressaltar é que planejar a decoração do espaço é fundamental não apenas pelos visuais personalizados, mas também para garantir a ergonomia e a funcionalidade do cômodo.
Um quarto comum, sem um tema específico, tem características mais genéricas e elementos mais neutros, como paredes claras, papéis de parede e tapetes neutros, almofadas, entre outros.
As preocupações com um quarto comum também são bem distintas de um gamer, incluindo o aproveitamento correto da luz natural para deixá-lo com uma sensação mais acolhedora e leve, além de preservar os equipamentos.
1. Instalações elétricas
Uma das principais diferenças do quarto gamer é justamente dar conta de abrigar os diferentes consoles e as tecnologias embutidas neles. Neste caso, as instalações elétricas são ainda mais importantes.
É necessário instalações elétricas específicas para computadores, telas e videogames, incluindo estabilizadores de energia, nobreak, filtros de linha e tomadas quádruplas que são itens considerados essenciais.
2. Mobiliário
Ao planejar a decoração, móveis, armários e mobiliário devem atender às especificações técnicas das instalações dos equipamentos. É preciso se atentar às medidas e necessidades de circulação de ar descritas nos manuais de instalação dos eletrônicos.
Por isso, também, a preocupação com o conforto térmico e com a climatização dos equipamentos deve ser redobrada.
3. Marcenaria inteligente
Se o morador possui uma vasta coleção de jogos, toy arts e produtos da cultura geek, pensar num local adequado de armazenamento é fundamental.
A marcenaria deve ser muito bem planejada, pois alguns dos elementos colecionáveis como videogames, manuais e cartuchos antigos precisam ser protegidos da luz natural (raios de sol) e acúmulo de pó. Caso contrário, amarelam e deterioram ao longo do tempo.
4. Revestimentos
Para evitar ainda mais o acúmulo de pó, é recomendável utilizar opções “frias” de revestimento dos pisos, forros e paredes, como: porcelanato, EVA, revestimentos vinílicos e tinta epóxi.
Essas opções ainda auxiliam na diminuição do acúmulo de energia eletrostática que pode ser bastante danosa para os consoles.
Com a grande quantidade de gamers que gravam vídeos para o Youtube, é preciso levar em consideração o acústico do espaço, pois, os materiais mencionados reverberam o som, sendo assim, o quarto precisa ter um equilíbrio entre os elementos.
Além disso, o ambiente precisa ter um cenário bacana atrás de onde será gravado o vídeo do jogador ou da jogadora.
5. Iluminação
O projeto luminotécnico de um quarto gamer é decisivo para a experiência perfeita. Diferente de outros ambientes, é preferível que tenha opção de controle de luz natural, com uso de cortinas e tecidos mais grossos que também ajudam na acústica do espaço.
Ao contrário de outros quartos e cômodos, com a entrada da luz natural mínima é possível evitar danos aos eletrônicos ou itens colecionáveis.
Além disso, a iluminação de um quarto gamer deve ser mais decorativa, pois as longas horas de exposição às telas podem cansar bastante a vista do usuário. Uma opção é a fita de LED RGB e luminárias no forro com luz quente.
コメント