De onde vem a raiz arquitetônica da sua casa? Essa é uma pergunta que muitos arquitetos podem responder de imediato, mas quem nunca parou para analisar de onde surge a escolha da repartição dos cômodos ou como preferem certas dimensões para um espaço talvez demore um tempo maior para chegar a uma conclusão.
O post de hoje veio para te elucidar sobre essa questão e, quem sabe, te ajudar a responder!
Área de lazer com piscina e um espaço gourmet ao fundo.
Nossas arquitetas notam detalhes que às vezes podem passar despercebidos aos olhos de alguns: é a junção de cada característica individual de um cliente e onde ele mora que forma um dos tópicos base para a criação de um projeto arquitetônico perfeito.
No litoral de Santa Catarina, por exemplo, a raiz arquitetônica predominante é a nas casas açorianas — casas pequenas, com cômodos e aberturas menores. Isso parte tanto do fato de que há um adensamento populacional maior, logo os lotes são menores, quanto de uma propensão por cômodos compactos e aproveitamento de cada espaço.
Casa de estética compacta, seguindo a base da arquitetura açoriana.
Diferença notável em comparação aos projetos do interior do estado, onde os lotes são maiores e a cultura diferente. A preferência parte para casas grandes, quartos e salas amplas — o que vem da arquitetura germânica. Além disso, esses clientes se preocupam com a mobilidade pela casa, se irão ser dois andares e quão fácil será o acesso, dado que planejam estar na mesma casa até a velhice.
Grandes aberturas, espaços amplos e jardim: uma verdadeira estética germânica.
Já na serrana é costume ter a churrasqueira, área de lazer e gourmet junto da garagem. Isso mesmo! Para pessoas de fora pode parecer uma escolha inédita, uma vez que esses ambientes são geralmente integrados à cozinha ou em uma varanda. Mas tem explicação: vem de um conceito que, para se ter um espaço grande ao receber visitas para festas ou eventos, os anfitriões adaptam a garagem — transformando-a em um salão.
Enfim… são tantas curiosidades! Tantos maneiras de destacar cada singularidade regional que ficamos interessados em saber sua opinião: então vem dar seu feedback e nos acompanhar nas redes sociais!
Vanessa Faller
Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Outros posts relacionados com o tema: Arquitetura para os millennials: o que eles querem? Qual estilo arquitetônico combina mais com você? Conforto Estético: o que é e como afeta a nossa vida
#arquiteturacontemporânea #EspaçodoTraçoArquitetura #EspaçodoTraçoArquiteto #projetosdeluxo #Ambientesintegrados #arquiteturabalneáriocamboriú #ArquiteturaFloripa #Projetoarquitetônico #arquiteturaFlorianópolis #ArquitetoCompetente #Áreasocial #EspaçodoTraço #espacodotraco #arquiteturaaçorianaarquiteturagermanicaraizesarquitetonicas #ArquiteturaRiodoSul #regionalismoarquitetura #VARANDA #ArquitetosRiodoSul
コメント