Para quem mora em apartamento, as varandas são os espaços mais próximos dos desejados jardins e quintais. Mais do que isso: elas convidam para momentos de relaxamento e descontração, além de elevarem a estética do projeto com suas várias possibilidades de decorar e compor. Por isso, se você quer fazer da sua varanda um ambiente acolhedor, acompanhe as dicas do post de hoje.
1- Defina o objetivo
Fotos: Lio Simas
Estabelecer a função que a varanda terá no projeto é o primeiro passo para um ambiente otimizado, pensado nas suas necessidades reais. Se a ideia é ter um espaço para descansar, por exemplo, invista em plantas e poltronas confortáveis, que promovam inspiração e calmaria. Caso seu desejo seja um ambiente descontraído, ideal para chamar os amigos, mesas, bancadas e churrasqueiras provavelmente deverão fazer parte das suas escolhas.
2- Adapte o projeto ao seu tamanho
Depois de definir o objetivo da varanda, você precisa verificar se o espaço disponível é compatível com suas ideias. Caso o ambiente seja muito pequeno, por exemplo, talvez uma varanda gourmet não seja o projeto ideal para você.
Uma boa distribuição de elementos também vale. Num ambiente grande, por exemplo, o processo é meio intuitivo: a mesa normalmente fica próxima à churrasqueira, enquanto poltronas ficam dispostas logo em seguida. Em varandas pequenas, as escolhas são um pouco mais complicadas. A dica é aproveitar o espaço sem pesar na composição, inserindo apenas o necessário: cadeiras confortáveis de um lado e bancadas com banquetas de outro podem ser uma solução de bom gosto.
3- Atente para a posição do sol em relação à varanda
A tendência é a de que, se sua varanda é abraçada pelo nascer do sol, a tarde a área deve ficar mais escura – e vice-versa. Então pense nos momentos em que você mais vai utilizar o espaço e faça adaptações conforme sua rotina.
Atente para os materiais utilizados: evite a dor de cabeça de ter que tirar as cadeiras da varanda sempre que fizer muito sol ou quando sentir que a chuva se aproxima. Escolha móveis específicos para áreas externas, como alumínio, inox, madeira e fibras sintéticas. Os tecidos também devem ser impermeáveis e fáceis de limpar.
4- Integre!
Não é para menos que a conexão de ambientes tem se tornando um artifício cada vez mais utilizado nos projetos arquitetônicos: ela dá sensação de amplitude a aumenta a área de convívio social. No caso das varandas, uma dica legal é integrá-la ao living, área que naturalmente costuma juntar a família e os convidados. Só fica ligado na coerência estética dos dois ambientes: prefira utilizar cores e acabamentos iguais ou parecidos, garantindo um visual imponente e unificado.
Pegou o passo a passo para otimizar sua varanda? Aproveite e veja também 4 vantagens de optar por ambientes integrados.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Para inspirar: dicas para unir diferentes estilos num só ambiente
Lugar de quintal é onde você quiser
Hora de reformar: 5 itens para pensar antes de começar a obra
#ProjetosArquitetônicos #EspaçodoTraçoArquitetura #varandasgourmet #projetosdeluxo #Arquitetos #ArquiteturaFloripa #arquiteturaFlorianópolis #ArquitetoCompetente #projetosdeinteriores #arquiteturasc #varandas #EspaçodoTraço #ArquiteturaRiodoSul #VARANDAGOURMET #Arquitetocomprometido #ArquitetosRiodoSul #varandaemapartamento
Comments