Integrar ambientes é uma tendência atual de arquitetura. Cada vez mais, nossos clientes pedem projetos com espaços sociais conectados. O mais comum é unir a cozinha com a sala de estar, mas outros cômodos também podem ser integrados. A varanda pode se tornar uma extensão do living, o closet pode estar conectado ao quarto, entre outras possibilidades. Em todos esses casos, os ambientes integrados trazem muitas vantagens. Confira algumas delas:
Nesta casa em Florianópolis, integramos o closet, o quarto e a varanda. Quando necessário, os espaços podem ser separados pela porta espelhada e pela janela. Fotos:Lio Simas
1 – Sensação de amplitude
Não importa se sua casa é grande ou pequena, ao integrar ambientes ela parece ainda mais ampla. Isso porque, sem as paredes, o arquiteto consegue fazer melhor uso do espaço, aumentando o local destinado à circulação.
O
pé-direito duplo e a integração do living com a sala de jantar fazem com que a área social do apartamento em Curitibanos seja bem ampla
Em uma residência mais compacta, como esta em Rio do Sul, a conexão dos ambientes otimiza o espaço disponível
2 – Convívio social
Outro ponto favorável é que a integração aumenta o convívio social. Como os cômodos estão conectados, pessoas em diferentes ambientes podem conversar e interagir. Isso é ótimo para quem tem o costume de receber convidados e fazer eventos em casa. Mas também é bem útil no dia a dia, aproximando ainda mais a família.
O espaço gourmet foi integrado ao living e ao salão de festas com capacidade para 25 pessoas. Assim, o ambiente fica mais aconchegante para o proprietário realizar eventos.
3 – Contato com a natureza
No caso da integração entre ambientes internos e externos, você tem mais contato com a natureza e consegue aproveitar a vista. A sensação de tranquilidade que geralmente associamos às varandas é transmitida para os cômodos que estão conectados ao espaço externo.
Neste projeto, o espaço gourmet tem uma forte conexão com a varanda e a piscina
Integrar os ambiente foi a solução encontrada para a família de Rio do Sul ter mais contato com a área externa
Algo que permeia muitos de nossos projetos é a forma de integração do espaço interno com o externo a partir do conceito de espaços infinitos. Nesse método, o interior avança de alguma forma para fora da casa, e o exterior, para dentro dela. A integração dessas áreas pode ser feita utilizando elementos como pergolados ou paredes.
O pergolado de concreto vai do interior ao exterior desta casa, em Curitiba
4 – Iluminação e ventilação
Ambiente integrados são ótimos nos quesitos iluminação e ventilação. A luz natural consegue chegar facilmente nos cômodos, já que não há paredes para servirem de barreira. Os espaços ficam mais arejados, evitando problemas como mofo.
O apartamento em Balneário Camboriú ficou mais iluminado após a reforma. Com a integração dos ambientes, a luminosidade natural que atravessa a janela da varanda consegue chegar até o living.
Gostou do post? Então, conheça alguns de nossos projetos que possuem ambientes integrados! A casa da Lagoa da Conceição e a residência no Campeche, por exemplo, foram planejadas para que os espaços internos e externos fossem bem conectados.
Esta residência no Campeche, em Florianópolis, possui a área social integrada à varanda, trazendo o clima de praia para dentro da casa
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia mais:
Comentarios