O design de um local de trabalho pode influenciar — e muito — a produtividade dos funcionários. Por exemplo, um ambiente mal iluminado e muito fechado traz desmotivação para a equipe. Por isso, é preciso pensar em alternativas que tornem o espaço confortável e agradável.
1 – Espaços de circulação
O ideal é que o local seja amplo, com bastante espaço destinado à circulação. Isso faz com que se tenha uma sensação de bem-estar. Também facilita a integração entre as pessoas, que é essencial para um trabalho de qualidade. Outra sugestão é dinamizar os locais de trabalho, ou seja, fazer com que os empregados não tenham uma mesa ou espaço fixo e possam trabalhar em diferentes ambientes.
2 – Cores
As cores podem ser usadas para transmitir uma sensação de conforto e relaxamento. Para atingir esse efeito, prefira tons neutros, como branco e bege. Cores mais intensas podem ser usadas em espaço que exigem muita criatividade e em ambientes de integração entre funcionários.
3 – Mobiliário
Os móveis devem ser funcionais e confortáveis. É preciso pensar na ergonomia de cadeiras, por exemplo, para prevenir danos à saúde por causa de má postura. Uma boa opção são as cadeiras reguláveis, que podem se ajustar ao tamanho de diferentes trabalhadores.
Para espaços de descanso, planeje móveis como poltronas e sofás. Os pufes também são uma ótima solução já que transformam o ambiente em um local mais descontraído.
4 – Iluminação
A dica é aproveitar a luz natural nos ambientes porque ela aumenta a concentração e a disposição. Além disso, é mais sustentável e evita gastos excessivos com energia elétrica.
A iluminação artificial tem que ser bem planejada para que o ambiente seja confortável. Converse com seu arquiteto para ver qual o melhor tipo de lâmpada para seu escritório. Luzes muito claras dificultam que os funcionários enxergem as telas dos computadores. Luzes escuras também atrapalham a visão.
5 – Conforto térmico e acústico
Ruídos interferem muito no trabalho. Por isso, é preciso ter um bom isolamento acústico, que pode ser feito com forros especiais para absorver sons. Outro fator que contribui para proporcionar a sensação de conforto e bem-estar é uma temperatura agradável. Ela deve ficar entre 20º C e 23ºC. Existem várias opções para regular o clima do ambiente, como a automação de sistema de ar condicionado — que mantém a temperatura assim que ela chega ao ideal — e brises na janela — para diminuir a incidência do sol.
6 – Vegetação
A vegetação em ambientes de trabalho diminui o estresse e estimula a criatividade. Além de deixar o ambiente mais belo, ela também traz aspectos positivos para a saúde: melhora a qualidade do ar e aumenta a umidade do ar — uma boa solução para locais com ar condicionado.
7 – Espaços para relaxar
Os ambientes corporativos estão, cada vez mais, se tornando despojados para aliviar a tensão do trabalho. Vale a pena investir em locais para os funcionários relaxarem durante os intervalos, como sala de jogos ou salas de TV. Esses momentos de descanso diminuem o estresse e ajudam a aumentar a produtividade ao longo do dia.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Komentarze