A decoração minimalista é uma de nossas paixões aqui no escritório. É um tipo de décor que preza pela praticidade e funcionalidade. Por isso, utiliza poucos mobiliários e deixa bastante espaço para circulação.
Conheça aquela frase “menos é mais”? Ela é a premissa do minimalismo, que considera que o décor deve ter o predomínio de objetos funcionais. Assim, o essencial é valorizar o conforto e a comodidade dos moradores, escolhendo mobiliários que tenham essas características.
Fotos: Lio Simas
Geralmente, o estilo minimalista usa cores neutras, como branco, cinza, bege e preto. Na maioria dos projetos, predomina o branco, que cria a sensação de que o espaço é mais amplo. Os toques de cores ficam por conta de elementos decorativos ou até mesmo de eletrodomésticos e eletrônicos.
Busca-se a pureza de linhas, geralmente retas. Também é comum utilizar padrões geométricos. Um exemplo é este living, em que escolhemos uma mesa com linhas retas para contrastar com o tapete com desenhos geométricos.
Na iluminação, o destaque é o uso da luz natural. Por isso, dê preferência por janelas amplas. Neste espaço gourmet, a porta-janela foi idealizada para permitir a entrada de luz de manhã e ao entardecer, em diferentes pontos do imóvel.
Os mobiliários tendem a ser multifuncionais, como a bancada desta cozinha que se transforma na mesa da varanda. Os materiais brutos também são bastante utilizados por trazer um aspecto natural ao décor. É o caso do paredão de concreto aparente e também do piso deste quarto.
Itens de design assinado estão presentes em ambientes minimalistas. Neste caso, apostamos na chaise do designer Le Corbusier e na cadeira Pantosh da Lattoog.
O resultado é um décor sem extravagâncias ou excessos, preocupado em aliar funcionalidade à estética. E isso, sem dúvida, possui uma elegância atemporal que predomina no estilo minimalista.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments