top of page
site3324

Paredes escuras para ambientes ousados

Frequentemente acusadas de “diminuir” os ambientes, as tonalidades mais escuras parecem ter dado a volta por cima e viraram as queridinhas daqueles que querem colocar mais ousadia nos projetos de interiores. Preto, azul-escuro, verde-escuro, grafite e marsala são opções que garantem a sofisticação das bases neutras, sem deixar de lado as pitadas de irreverência e intensidade que a gente adora. 

Sabemos que compor espaços com essas cores pode ser uma tarefa difícil, por isso, conheça alguns projetos do Espaço do Traço que utilizam os tons escuros com a dosagem certa:

Fotos: Lio Simas

1 – Home office em azul escuro

A base azul-escuro eliminou qualquer resquício de monotonia neste home office, que, equilibrado com uma marcenaria clara, garantiu a sensação de ambiente mais amplo e organizado. 



2 – Ousadia no lavabo

Como o lavabo é um ambiente com menor fluxo de pessoas, nele se encontra mais possibilidades de ousar, muitas vezes apostando nos tons escuros para compor o espaço. Neste apartamento em Florianópolis, a característica aparece no papel de parede em tons de preto e dourado. Além dos veios brancos e dourados do porcelanato da bancada Nero Venato, da Portobello, entrar em contato com o papel de parede, conectando os tons escuros de maneira sofisticada. 


Neste outro lavabo, o padrão mais escuro também segue regendo a composição:


3- Quarto de bebê ousado

Pontos coloridos brilham e ganham destaque nos interiores


Neste quartinho, o uso do preto é uma grande provocação: o bebê ainda não sofreu influência da cultura que relaciona a cor a algo ameaçador, pelo contrário, como ele acabou de sair do escurinho do útero da mãe, o preto transmite uma sensação de aconchego materno. “A ideia é apresentar um projeto completamente original, saindo do lugar comum de quartos de bebê. A proposta lança mão de cores inusitadas neste tipo de ambiente, como o preto e o cinza, em uma linguagem contemporânea e ousada”, explica a arquiteta Vanessa Faller.

4 – Hall de entrada com elementos contrastantes 

Como o hall também é um ambiente com menor fluxo de pessoas, o papel de parede em azul-escuro serviu como uma luva para proporcionar intimismo e aconchego aos moradores. A brincadeira com cores e composições de materiais e texturas aparece com destaque nos interiores: o tom escuro cria uma harmonia com o mobiliário da residência e o painel ripado de MDF.


Como a iluminação natural e amplitude são pontos que deixam a desejar, a instalação do quadro de cores claras e a presença do tapete com estampa animal serviram como artifício para impedir que o hall tivesse um aspecto sombrio.

5 – Uma parede só

Se, para você, tons escuros norteando o ambiente ainda são ousadia demais, que tal começar destacando apenas uma das paredes? Dessa forma, modernizamos o ambiente com bastante sutileza e elegância

           Painel de TV em fórmica de lousa, onde a jovem pode desenhar à vontade


E você, pronto para começar o ano com pitadas de ousadia? Aproveite também para conhecer também alguns espaços infantis que saem da mesmice

Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço


Comentarios


bottom of page