Muitos de nossos clientes ficam em dúvida quando vão escolher o piso da residência. Um dos que mais indicamos aqui no escritório é o piso vinílico, que tem aparência de madeira, mas é mais acessível e sustentável. Além disso, tem fácil instalação e manutenção. Também é antialérgico e prático para limpar.
Existem dois tipos de pisos vinílicos: o clicado e o colado. Cada um tem um tipo de instalação e também suas vantagens! Confira:
Pisos clicados
As peças do piso são unidas por um sistema de encaixe, assim, não é preciso utilizar nenhum tipo de cola. Isso faz com que a instalação seja mais rápida. Também tem a vantagem de que, caso você for se mudar, pode retirar o piso e colocá-lo na nova casa.
Se você optar por aquecimento de piso, esse é o tipo de revestimento ideal, porque o colado pode se danificar. Além disso, é possível instalar o clicado em cima de outros pisos, sem precisar fazer uma base de cimento. É o caso do nosso escritório conceito de Florianópolis, em que o revestimento foi colocado sobre o que já existia no local:
Fotos: Lio Simas
Pisos colados
O piso colado exige mais tempo de instalação porque é preciso preparar o contrapiso, que deve estar nivelado. Em seguida, o piso é colado, o que significa que não pode ser reaproveitado em outro lugar. No entanto, isso garante uma boa fixação e alta durabilidade.
Tem um desempenho acústico melhor do que o clicado e também ocupa menos espaço — sua altura é de, aproximadamente, 3mm enquanto o outro possui 6mm. Se for danificado com água, é possível retirar apenas parte do revestimento para substituir por um novo.
Usamos o piso colado em todos os quartos desta casa em Rio do Sul (SC):
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Commenti