top of page
site3324

Qual a melhor lareira para sua casa?

Nada melhor do que se aquecer próximo à lareira em um dia de frio, aproveitando a companhia da família reunida ou lendo um bom livro ao som do fogo. Além de ser uma opção aconchegante para esquentar a casa, a lareira ainda traz um charme para o design de interiores dos ambientes.

Hoje, existem várias opções no mercado. As mais conhecidas são as lareiras a lenha e a gás. As arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller contam que ambas agregam sofisticação e conforto aos espaços, mas possuem algumas diferenças:

1 – Lareiras a lenha

As lareiras a lenha são as mais tradicionais. Elas podem ter diversos acabamentos, como pedra, porcelanato, inox ou mesmo madeira. Este tipo de lareira precisa ser conectado a uma chaminé para a saída de fumaça.

“As lareiras a lenha têm um valor estético muito grande. Elas preservam o cheiro de pinho, o som da madeira queimando e a cor natural do fogo”, explica Vanessa. Maíra conta que, quando as arquitetas fizeram o projeto deste apartamento em Rio do Sul (SC), buscaram uma lareira a lenha mais eficiente e sustentável.


Fotos: Lio Simas

A lareira, feita de aço e com interior em cerâmica, transforma o ar frio em calor, consome menos lenha e possui uma tampa para evitar que a fumaça se espalhe pela casa. “Uma dica para quem optar por este tipo de lareira é prever, quando for projetar sua casa, um espaço próximo para guardar a madeira”, diz Vanessa.

2 – Lareiras a gás

Como as lareiras a gás não utilizam lenha, não é necessário ter um local para armazenar a madeira nem instalar uma chaminé. Elas só precisam ser conectadas a uma fonte de energia elétrica e ao gás. Além de serem práticas e confortáveis, possuem um apelo estético mais limpo e leve devido à ausência de chaminé.

“No caso de lareiras a gás, geralmente optamos por uma base com pedras vulcânicas, que retém mais calor”, contam as arquitetas. Nesta casa de praia em Florianópolis, por exemplo, elas utilizaram as pedras e projetaram um acionamento por controle remoto.


nesta outra residência, em Rio do Sul, a escolha foi pelo acionamento manual e a instalação da lareira sob a televisão em vez de no centro da sala.

Leia também:

Comments


bottom of page