Areia, pedra, água e cimento. Com apenas quatro elementos, criamos a solução que foi uma das queridinhas da arquitetura do século XX e agora voltou a fazer a cabeça das pessoas quando falamos em acabamentos: o concreto aparente. Existem diferentes formas de colocar a mistura no seu imóvel, e vou te mostrar aqui algumas dessas possibilidades!
Fotos: Lio Simas
1. Use como revestimento
O concreto não precisa ser maciço, pois pode agir apenas como um revestimento. Nesse caso, ele é o próprio acabamento, não sendo necessário outros modos de finalização.
Na hora de aplicar a solução, utilize formas, de madeira ou metal, para moldar o concreto aparente, pois elas irão ajudar na composição de suas características estéticas. É nesse processo que definimos se o revestimento terá uma pegada mais rústica, lisa ou com demais tracejados, por exemplo.
Neste espaço gourmet, o concreto aparente foi feito in loco no paredão que vai da cozinha à área externa.
2. Economize com materiais que remetam ao concreto
Se você não quer gastar muito, aposte em revestimentos que remetam ao concreto. Por não serem materiais naturais, podem ter um custo melhor e uma manutenção mais tranquila. Tintas, porcelanatos ou texturas cimentícias costumam reproduzir a estética muito bem, além de serem funcionais, pois evitam potenciais problemas, como manchas, trincas e permeabilidade.
Neste quarto, o piso de porcelanato foi inspirado nas superfícies de concreto aparente.
A aplicação de cimento polimérico ou resinas também é uma opção viável, tendo em vista que eles mantêm o efeito decorativo do material. Em relação às tintas, o baixo custo, a praticidade de aplicação e a possibilidade de mudança fácil são alguns dos benefícios da escolha do material. No teto deste escritório, em Curitiba, o uso da tinta que imita concreto aparente deu super certo:
Lembre-se que sol em excesso, umidade e ventos fortes são fatores que alteram o resultado final da pintura. Depois de um período de chuvas, o recomendado é esperar pelo menos cinco dias para usar a tinta de concreto aparente, pois é o tempo estimado para a umidade evaporar. Em caso de muito incidência de luz solar, preste atenção no solvente, pois o contrário pode acontecer: a evaporação rápida, prejudicando a cura da tinta.
3. Opte pelo concreto puro
Materiais em concreto costumam aparecer na forma de paredes, colunas, lajes, forros, pontes, viadutos etc. O que passa despercebido para muita gente é que o concreto maciço pode muito bem ser utilizado em seu imóvel e refletir um estilo arrojado e de bom gosto.
Na escada desta casa, destaca-se a alternância da madeira e do concreto ao longo dos degraus.
Um pergolado de concreto vai do interior ao exterior desta casa, em Curitiba
Uma das vantagens de usar o material totalmente feito de concreto é a economia de serviços posteriores, como chapisco, emboço, reboco ou outros tipos de revestimentos. Mas tome cuidado com a mão de obra! Ela precisa ser treinada para produzir e aplicar o concreto de forma correta, já que o material geralmente não aceita muitas correções, e qualquer erro pode comprometer excessivamente sua estética.
Agora que já viu como vai utilizar concreto aparente no seu imóvel, aproveite para conferir outras dicas de revestimento!
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments