Ninguém gosta de ambientes mal iluminados. Eles parecem menores e podem prejudicar a execução de tarefas simples, como ler um livro. Por outro lado, espaços que utilizam corretamente a iluminação transmitem uma sensação de bem-estar e conforto. Para deixar sua casa bem iluminada e agradável, confira algumas dicas:
1 – Cores claras
As cores claras refletem mais luz e, por isso, fazem com que os espaços fiquem mais iluminados. Se o seu ambiente é muito escuro, aplicar tons claros nas paredes e nos móveis fará bastante diferença!
Fotos: Lio Simas
2 – Janelas e espelhos
Utilize janelas e portas amplas de vidro. Elas permitem a entrada de iluminação natural ao longo do dia. Já os espelhos podem ser posicionados para refletir essa luz, deixando o espaço ainda mais claro.
3 – Claraboias
A claraboia é uma abertura no teto, geralmente utilizada em cômodos que não possuem janelas, como escadas e corredores. Ela oferece uma ótima iluminação natural e favorece a ventilação da casa.
4 – Ambientes integrados
O uso de ambiente integrados, ou seja, sem paredes que separam os cômodos, é outro artifício para deixar sua casa bem iluminada. Com a conexão dos espaços, fica mais fácil a luz natural chegar em diferentes cantos da residência.
5 – Pé-direito duplo
O pé-direito duplo é um bom investimento para casas ou apartamentos amplos que querem aproveitar ao máximo a luz natural. Ele também faz com que a residência pareça ainda maior.
6 – Iluminação artificial
Além de aproveitar a iluminação natural, é preciso ter um bom projeto luminotécnico. Quando for construir ou reformar, contrate um profissional para planejar os pontos elétricos. Em geral, usamos uma iluminação central, mais forte, e outras luminárias espalhadas pelo cômodo para evitar pontos escuros e criar um clima aconchegante.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
コメント