Projetar um ambiente para crianças é sempre um desafio em dobro, pois precisamos que o resultado agrade tanto aos filhos, como também aos pais. Como os pequenos ainda estão desenvolvendo seus gostos e estilos, a situação pode ficar ainda mais difícil, né? Pensando nisso, separei alguns espaços infantis feitos pelo Espaço do Traço que, com certeza, vão te inspirar! Confere:
1 – Paleta de cores sendo protagonista
Fotos: Lio Simas
O predomínio de tons de azul e rosa garantiu, de forma equilibrada, um décor descontraído ao quarto, projetado para uma pré-adolescente. As cores estão presentes em objetos, móveis e até na roupa de cama, harmonizando com o branco do MDF e com os papéis de parede: um mais fashionista, estampado com bolinhas douradas, outro, fazendo referência a tijolinhos.
Por ser espaço compacto, foi imprescindível pensar em elementos funcionais. Para otimizar a organização do ambiente, adicionamos nichos à parede ao lado da cama, onde a menina pode guardar livros e outros objetos. Ao pé da cama também foi instalada uma penteadeira multifuncional: além de servir para a jovem se arrumar, pode atuar como uma escrivaninha, apresentando gavetas para o armazenamento de materiais.
2 – Predomínio de elementos lúdicos
Esse quartinho se destaca pela presença de itens que estimulam a imaginação e a brincadeira. A cabeceira da cama fazendo referência a uma casinha, assim como os detalhes inspirados nos blocos de Lego, por exemplo, compõem os aspectos lúdicos do ambiente. O aprendizado e a criatividade são incentivados também pela presença do quadro negro na parede.
Estantes e nichos foram instalados para uma maior organização do quarto, já que comportam brinquedos e objetos de decoração. Ênfase para as miniaturas de aeronaves, que aparecem também estampadas no papel de parede do menino.
3 – Uma paleta de cores que faz questionar
Atender às necessidades da criança, não às do adulto. Foi a partir desse pensamento, inspirado no método Montessori, que o espaço Concept Baby foi projetado. Para colocar a ideia em prática, preparamos o ambiente de forma que o bebê ou a criança pudesse se movimentar livremente e ser capaz de manipular os brinquedos sem a ajuda de um adulto.
As cores do espaço são, certamente, um diferencial. O predomínio do preto sai do comum esperado para quartos infantis, embora se justifique: para o bebê, a cor é confortável, tendo em vista que acabou de sair do útero escurinho de sua mãe. Além disso, em espaços amplos, o tom escuro é uma ótima pedida se a intenção é planejar um cômodo mais aconchegante.
4 – Elementos lúdicos que inspiram
Todo o projeto deste quarto foi feito visando à criação de uma atmosfera divertida, proporcionada pela presença de itens lúdicos e funcionais. A casinha na cabeceira da cama, por exemplo, estimula a brincadeira, bem como o painel com tinta de quadro negro, que convida a criança a soltar sua imaginação.
Nichos e prateleiras foram inseridos às paredes para melhorar a disposição dos objetos. Já a alternância das cores azul e vermelho assegura um visual bem descontraído.
5 – Ambiente multifuncional
Esse espaço foi projetado para ser uma brinquedoteca, embora apresente características que o tornam multifuncional: o sofá-cama, por exemplo, permite que visitas se hospedem no cômodo, a TV propicia momentos de lazer e, nas prateleiras, é possível organizar livros e os materiais escolares dos filhos. Atividades lúdicas e manuais, também são favorecidas: a escrivaninha adicionada abaixo da televisão, por exemplo, permite que as crianças desenhem com conforto ou façam as atividades da escola. As cores da cadeira, amarelas, somam à paleta de cores vibrante, ajudando a compor um clima alegre.
6 – Delicado em todos os detalhes
Quer delicadeza? Então, a escolha pelo rosa bebê certamente vai satisfazer sua expectativa. Neste projeto, o tom foi combinado com a cor branca, equilibrando o décor e adicionando ainda mais suavidade ao espaço. A harmonização de elementos de diferentes estilos também pode ser vista aqui: as boiseries na parede se encarregam do tom clássico, enquanto o armário espelhado e os nichos presos à parede são componentes mais contemporâneos.
7 – Personalidade e elementos contemporâneos lado a lado
Os elementos contemporâneos estão em evidência no décor deste quarto. Nichos foram adicionados para armazenar objetos e comportar as caixas de brinquedos, feitas em Laca. Por possuírem etiquetas revestidas com material de quadro-negro, é possível fazer marcações em giz, identificando facilmente os objetos presentes em cada um dos caixotes.
Se inspirou com esses espaços infantis? Para ficar ainda mais por dentro do assunto, veja como adaptar a casa para crianças.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Aprenda a usar o método Montessori em quartos de criança 3 maneiras de transformar sua casa em um local aconchegante para crianças 4 quartinhos encantadores de bebê
#espaçosinfantis #EspaçodoTraçoArquitetura #Quartodebebê #arquitetosriodosol #diadascrianças #briquedoteca #projetos #projetosdeluxo #PaletadeCores #Quartodemenino #arquiteturaFlorianópolis #Quartodemenina #ArquitetosFlorianópolis #projetosdeinteriores #Quartodecriança #arquitetasflorianópolis #elementoslúdicos #Arquitetocomprometido
Comments