Antes de iniciar uma obra, é preciso planejar os custos para que o dinheiro disponível seja suficiente para concluir todas as etapas. Os gastos variam conforme o tipo de residência, mas em geral seguem esse padrão:
O custo da contratação do profissional responsável pelo projeto, geralmente um arquiteto, é um percentual pequeno em comparação com o gasto total da obra. No entanto, é esse investimento que impacta na qualidade e na redução de custos. Afinal, se você contratar um bom profissional, ele saberá gerir melhor a obra, indicará produtos e fornecedores que tenham um bom custo-benefício, entre outras vantagens. Já um profissional mal preparado pode até gerar gastos extras porque a baixa qualidade do serviço o obriga a refazer etapas.
Outras áreas que valem a pena o investimento são a contratação de mão de obra e a compra de materiais. Ambas precisam ter boa qualidade para evitar problemas futuros.
Para começar o planejamento, você deve ter uma ideia bem clara do que deseja e quanto pretende gastar. Como as fases iniciais custam menos, algumas pessoas gastam muito logo no começo e ficam com pouco dinheiro para concluir a obra. Por isso, é necessário um bom planejamento prévio, já que os custos maiores estarão sempre no final.
Foto: Pixabay
No início da obra, você pode calcular quanto irá gastar com esquadrias e acabamentos porque esses dois itens são os mais caros nas últimas etapas. Se você tiver algum objeto que deseje muito, como um mobiliário de design assinado, o ideal é comprá-lo nas primeiras fases, dividindo esse custo ao longo dos meses e diminuindo o gasto acumulado para o final.
Na parte elétrica, vale a pena adquirir lâmpadas de LED que, apesar de serem mais caras, trazem uma economia grande na fatura de energia.
Para controlar todos os gastos, você pode fazer uma planilha, estipulando quanto dinheiro tem disponível para cada etapa. Se você tiver pouco tempo ou aptidão para isso, deve contratar um profissional responsável por gerenciar os gastos. Compensa financeiramente investir nesse especialista porque ele consegue reduzir bastante o custo total da obra.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments